By:Luce

"Mergulhe em busca dos seus sonhos
Confie em seu coração
Se os mares explodirem em chamas
E viva pelo amor
Mesmo que as estrelas se movam para trás."
— E. E. Cummings (A morte e vida de Charlie)
Oi gente,como estão?
Eu  particularmente morta ,por causa da maratona literária 48 horas,acreditem longa história...
Enfim lembra um post que fiz ainda no ano passado ? Então disse que iria ler A morte e a Vida de Charlie St.Cloud,então tinha lido não até agora...



Sinopse:Em um belo dia(se bem que era noite,enfim)Charlie, Sam e Osca(o cão ),vão ao jogo dos Red Sox,bem na verdade elas pegam o carro de uma senhora que mora na rua deles(escondido,pois ela está viajando)e vão ao jogo.Até ai tudo bom,tudo bem,dia perfeito.

Até que...um acidente acontece na ponte levadiça sobre o rio Saugus e dá merda. Acaba que no meio da confusão Charlie promete a Sam,que nunca o abandonaria,acaba que ele (Charlie)volta a vida ,por " um milagre" , graças ao bombeiro Florio,que nunca,nunca desiste de uma vida...e Sam,infelizmente não teve a mesma sorte.
Em paralelo a outra história,a de Tess,uma garota que dês que se entende por gente,ama velejar,inclusive irá fazer uma volta ao mundo(sozinha),só que o Tess não esperava era que o destino fosse tão cruel...
Duas histórias tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas,vão se interligar e se encaixar de forma tão perfeita,que você vai se perguntar se não estava assim durante todo tempo....

Sobre os personagens:

  • Charlie:Aí como começar...primeiro me vi apaixonada pelo personagem já no início,não só seu aspecto físico,mas sabe durante a leitura,quando você vai conhecendo melhor o personagem e sua história...Enfim,Charlie é um garoto muito inteligente,super fã dos Red Sox ,mas depois que o irmão morreu tudo mudou,sua vida parou.Como se não bastasse sua mãe(super matura)resolve fugir de seu problema"recomeçando sua vida",enquanto Charlie prefere ficara ali na pequena cidade e encarar os fatos a sua volta.Agora ele trabalha no cemitério,o único da cidade. Aos finais de tarde ele tem um encontro especial com seu irmão,sim,ninguém mais ninguém menos que Sam. Dês da sua(como gosto de chama)"brincadeirinha com a morte",ele recebeu o que chama de "dom"( vê não só seu irmã como também outras almas) se encontram á treze anos (sem falta) para jogar beisebol.Charlie de certa forma,foi um personagem diferente para mim ,ele me lembrava de outros,mas ainda é meio que  tinha um jeito único.(Fez algum sentido ?)
  • Tess: Então ela também assim como Charlie ,sofreu uma grande perda.Há dois anos seu pai faleceu.Ela tenta ao máximo levar sua vida,meio que viver pelo dois e eles tinham seu próprio lema " Viver audaciosamente e ver até onde ela conseguiria chegar no mundo".Uma das coisas que mais gosto nela é sua independência.Ela já tem sua própria empresa,aonde vende Velas para barcos.
  • Sam: Um fofo,ele que sempre quis ser adulto,sempre acompanhado de seu cão Osca e de um boné dos Red Sox,ele que me fez ri muito durante o livro,sabe sempre ali para "abaixar" o clima e me vi muito,muito  apegada a ele.

Um pouco sobre o livro/minha opinião.

Então primeiramente o livro será narrado em terceira pessoa,e termos o ponto de vista da Tess e Charlie.Sempre tive uma "coisa"com narrativa em terceira pessoa,mas essa,não me incomodou nem um pouco.Sabe aquele livro que o autor descreve tudo ao seu redor tão bem que se sente ali. Sinceramente uma das melhores narrativas que já li. 
Sobre a história,achei muito bem construída,toda informação dada sobre vida após morte é explicada de maneira simples e nem um pouco entediante.
E me vi viciada com esse livro,sabe tem certos livros que mechem com você de forma especial e ele foi um desses.Sabe trata de um assuntos tão delicados para todos nós:A morte.Não só a sua, mas a  daqueles de quem mais amamos.Sabe quando alguém que você nem era muito próximo se vai,já é difícil.Mas nada se compara,quando alguém muito próximo vai embora...Sabe tudo parece meio oco e vazio...
Uma das coisas que mas gostei desse livro,mostra duas pessoas que estão ''ligadas''(os irmãos ) e não conseguem se separar.A vida de Charlie,todos seus sonhos,foram retirados dele,ele está vivo,mas é como se não estivesse .Ele dança conforme a música que é dada,ele vê que como Sam está morto "por sua causa",ele não pode sair da cidade ou viajar pelo mundo...Não ele deve está em toda tarde ali no meio de uma clareira na floresta com seu irmão...
E isso é  a realidade de tantas pessoas,a vida passa por elas como a paisagem na janela de um ônibus e elas tem consciência de que estão ali,mas não vivem os momentos como deveriam ser vividos...
E aí esse livro,posso escrever muito sobre  mais ainda acho que não seria suficiente.
Muito,muito  bom.Só existia um livro que tinha me deixado como esse me deixou:Os bons segredos(nem Por lugares incríveis que é meu livro favorito ).Minha garganta secou e por mais água e que tomasse nada passava,era como se minha garganta não visse água há dias.E sabe quanto você sente sua barriga queimando de tanta expetativa e ansiedade,foi assim.
Não chorei,nem meus olhos se ergueram d'água,nada disso(talvez eu seja meio "fria"),só amei esse livro muito,muito.
E tenho que parar como essa coisa de ter preconceito com capas.Esse era dos "motivos" para mim não ter lido e olha que tenho esse livro há dois anos.
Sobre a edição,não vi erros de ortografia e ela tá muito lindinha 
E com toda certeza não só é o melhor livro lido até agora,em 2016, (e olha que li um sobre The originals,em breve resenha)mas se tornou um dos meus livro favoritos.
E se me perguntassem qual livro tá mais próximo de  Por lugares incríveis,sem duvida esse seria um deles...

Algumas frases:


"...Sempre tentei achar o lado positivo nas situações mais desesperadoras..." (Pág. 11)

"Dê-me coragem. Dê-me força. Por favor, Senhor, haja o que houver, esteja ao meu lado" (Pág. 25)

"Eles poderiam estar em qualquer lugar ou em lugar nenhum. Não importava. Eles estavam juntos" (Pág. 28)

" - Prometa que você não vai me abandonar - Disse Sam, estendendo a mão para pegar a do irmão. - Prometo. - Jura? - Juro. - Jura por Deus? - Sim - Disse Charlie - Agora prometa que você também não vai me abandonar. - Nunca. Disse Sam. " (Pág. 33)

"Obrigado pela graça da respiração. Pela graça da vida. Pela graça de todos os momentos." (Pág. 34)
Sam estava lá, Charlie soube imediatamente. Seu irmão estava a sua volta, no ar,no céu, no pôr do sol e nas folhas.(Pág:266)
"... E sabe de uma coisa? Se acontecesse de novo, eu não faria nada diferente." (Pág. 87) 
"Eles eram imagens espelhadas, presos um ao outro, privado a si próprios daquilo que os aguardava além dos portões de ferro."
"No céu,ou em algum outro lugar. Onde quer que seja a morte não é o fim. É uma elevação. É como tentar agarrar a lua. (Pág:146)
"Todos nós brilhamos. Como a lua e as estrelas e o sol..."John Lennon 

"...Nunca sei quando vou me sentir desse jeito. É como o tempo. Céu azul um dia, chuva e trovoadas no outro." (Pág. 144) 

"...Mas é estranho. hoje é a primeira vez nos últimos dois anos que a saudade que eu sinto dele não dói." (Pág. 145) 
"Sinto falta daquela sensação de quando você vai dormir à noite e depois acorda pela manhã.É uma sensação de que tudo no mundo está bem. Você sabe,aquela sensação deliciosa de que você está inteiro, que você tem tudo o que quer, que não falta nada. Às vezes, quando acordo, eu sinto isso apenas por um instante. Dura apenas alguns segundos, mas depois me lembro do que aconteceu, e de como nada mais  é como fora antes do acidente.(Pág:144)"

"...Algum dia nós vamos nos encontrar. Eu acredito 
nisso com todo o meu coração. Até que esse momento chegue, eu quero que você mergulhe em busca dos seus sonhos. Quero que você confie no seu coração. Quero que você viva por amor. E quando estiver pronto, venha me encontrar. Eu estarei esperando." (Pág. 223)




Avaliação:


Vamos abram logo na primeira livraria online que vierem e compre esse livro maravilhoso.
Só espero que a adaptação seja boa :).
Beijos e até o próximo post.


Deixe um comentário